segunda-feira, agosto 23, 2004

O Chamado (Ringu) (1998)

Fazia tempo que eu não assistia um filme que me desse medo.
Mas hoje tive a oportunidade de assistir "O Chamado". Não a releitura americana, mas o original japonês (Ringu).
O filme é sobre uma jornalista, Reiko Asakawa, que após a morte de uma parente, decide investigar os boatos sobre a causa de sua morte - um vídeo que mata o espectador após uma semana. Uma desesperada tentativa de esclarecer este mistério se inicia quando a própria Asakawa, seu ex-marido, Ryuiji, e seu filho, Yoichi, também assistem à esta fita de vídeo. Eles são conduzidos a uma extraordinária e terrível personagem, Sadako, uma paranormal com poderes mortais.
Como não assisti a versão americana, não posso afirmar quais são as virtudes e os defeitos deste em comparação ao original japonês. Entretanto, por o "Ringu" ser baseado no romance japonês de Kôji Suzuki, creio que deva se assemelhar mais ao espírito e à intenção do livro.
Um filme de terror que honra o gênero, sem as apelações e exageros que constam na maioria dos filmes americanos da mesma categoria.

2 comentários:

Henry Bugalho disse...

Oi, Rafael.
Se não me engano, no Japão, além de o "Ringu", há ainda duas continuações: "Ringu 2", no qual eles descobrem que Sadako, que hipoteticamente havia morrido há 3 décadas num poço, de fato, morreu apenas dois anos antes de ser descoberta. Além disto, Sadako transferiu parte do seu poder para Yoichi, o filho da jornalista do primeiro. Parece ser mais assustador que o primeiro; e também tem o "Ringu 0: Baasudei", mas este eu não sei do que se trata, suspeito, porém, que a história ocorra antes do primeiro "Ringu".
Abraços,
Henry.

Anônimo disse...

Eu achei normal. Na verdade não senti medo, nem susto. Achei muito levezinho... Só dá agonia mesmo quando a protagonista entra dentro do poço. Essa hora é realmente angustiante, mas o resto...

Marco