domingo, agosto 29, 2004

Beleza Americana (1999)



Não deve ser triste quando você pára para refletir sobre sua vida e descobre que algo se perdeu?

Conheçam, então, Lester Burnham, um pai de família com crise dos quarenta anos. Ao ser apresentado a uma amiga de sua filha, todo o vazio que a vida de Lester representa vem à tona e ele decide que algo precisa mudar. Uma crítica sagaz à família e ao modo de vida americano, "Beleza Americana" é um filme sensacional. E é um ataque para todos os lados, desde o casamento de aparências no qual nenhuma das partes está satisfeita, à filha adolescente problemática, ao vizinho voyer, ao homossexual enrustido, enfim, todos aqueles aspectos mórbidos que constituem a intimidade dos relacionamentos.

O que supreende, além da excelente história, é a interpretação de Kevin Spacey, que dá um show de versatilidade no papel de Lester, quase um Homer Simpson da vida real.

"Beleza Americana" é uma parábola sobre como pequenas coisas podem causar grandes transformações e de como devemos estar atentos aos sutis milagres cotidianos que nos cercam. Como diria Oscar Wilde: "Todos nós estamos na lama, mas alguns sabem ver as estrelas."

Um comentário:

Anônimo disse...

Simplesmente o filme mais horrível de todos os tempos............