domingo, janeiro 30, 2005

Os Sete Samurais (1954)



Durante a alta idade média japonesa, os camponeses de um vilarejo se desesperam ao tomar ciência do iminente ataque de bandidos sanguinários. Instruídos pelo ancião da vila, um grupo de campesinos parte para a cidade à procura de um hábil samurai que possa protegê-los da gana assassina dos vilões. Com a assistência de Kambei Shimada (Takashi Shimura), um espadachim ronin, eles conseguem reunir um grupo de sete samurais dispostos a cumprir tal tarefa com o mínimo de recompensa e nenhuma fama.
A obra-prima do mestre Akira Kurosawa é poesia pura. O desapego dos samurais, que partem numa empresa com risco de morte apenas pelo desejo de ajudar os camponeses, é legendário. O engraçado Kikuchiyo, interpretado pelo reconhecido ator nipônico Toshirô Mifune (o que estrelou vários filmes de Kurosawa), descontrai uma trama repleta de tensão, à espera do súbito ataque dos bandidos.
Um filme muito bem elaborado, inclusive com elementos estratégicos extraídos do livro "Arte da Guerra", "Os Sete Samurais" se tornou a obra mais cultuada deste diretor japonês.
A sensibilidade de Kurasawa é inigualável e toda sua filmografia é perfeita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este tem remake também.
Filmaço.
Mifune é um excelente ator.
Para compreender sua versatilidade, vale a pena ver:
Barba Ruiva (a cena dele dando remédio para a criança é sensacional);
O cão danado;
Yojimbo.