terça-feira, janeiro 04, 2005

Traffic (2000)



Composto por um time de estrelas (Benicio Del Toro, Michael Douglas, Catherine Zeta-Jones, Dennis Quais e Salma Hayek), Traffic é um panomara do mundo do tráfico de drogas nos Estados Unidos e México. Partindo do alto escalão do combate às drogas do governo americano, passando por policiais da narcóticos e atingindo até os usuários de entorpecentes, este filme é um ataque frontal à hipocrisia e idealismo que há quando se aborda, principalmente pela mídia, os problemas do narcotráfico.
O diretor Steven Soderbergh foi muito hábil ao montar este complexo quebra-cabeças que é a rede deste universo que sobrevive às custas dos jovens e sob a custódia de políticos influentes. Além disto, o purismo ao retratar o México, com o atores falando espanhol, aumenta ainda mais a sensação de estranheza e de realismo do filme. Filtros variados foram usados para distinguir os ambientes e os níveis sociais, desde o sépia para retratar, de maneira ligeiramente preconceituosa, o suposto caos e ausência de leis no México, até o azul para o frio ambiente de uma elite desestruturada pelo vício.
Uma excelente atuação de Benício Del Toro e até Catherine Zeta-Jones, tão medíocre na maioria dos papéis que interpreta, consegue superar sua falta de talento e equiparar-se ao forte time de atores.
Soderbergh decepciona um pouco ao concluir o filme, pois a aura de desespero e impotência é abandonada e a história termina com uma centelha de esperança, contradizendo todo o desenrolar da trama.

Nenhum comentário: