quinta-feira, janeiro 27, 2005

Ray (2004)



O belíssimo filme dirigido por Taylor Hackford e estrelado por Jamie Foxx traz ao cinema a história no pianista norte-americano Ray Charles Robinson. Após ficar cego aos 7 anos, o negro nascido no estado da Georgia se vê obrigado a superar uma série de dificuldades para poder viver de sua arte. Uma meteórica trajetória de sucesso é contrabalanceada pelo vício de heroína, um fantasma sempre presente ameaçando as conquistas do artista.
"Ray" é um dos fortes canditados ao prêmio de melhor ator para Foxx, o que seria um duplo tributo ao cantor, falecido em 2004. Apesar da grande ênfase no problema das drogas, "Ray" não é um filme cuja finalidade seja uma crítica moralista ao vício. De fato, o principal foco é a luta interna travada por Ray Charles para jamais ser subestimado como um deficiente e uma necessidade constante de honrar sua mãe, seu maior exemplo de força.
Como era de se esperar, a trilha sonora é fantástica e a seleção das canções de Ray Charles foi primorosa. Todos os grandes sucessos do pianista são apresentados com a habilidosa interpretação de Foxx ao piano e com a voz do próprio Ray Charles.
Mesmo com o final tendendo à pieguisse, "Ray" é um filme que emociona e dá saudades do pianista que durante décadas teve uma carreira estrondosa.

Nenhum comentário: