quinta-feira, outubro 07, 2004

Desmundo (2003)


Baseado no romance homônimo de Ana Miranda, "Desmundo" é, na minha opinião, um dos melhores filmes já feitos no Brasil e, certamente, uma das melhores resconstruções históricas do cinema.
Simone Spolladore é Oribela, uma orfã portuguesa enviada ao Brasil para desposar algum dos colonizadores que aqui já estão. No entanto, a rebeldia desta jovem faz com que ela seja aceita apenas pelo mais rude dos pretendentes, Francisco de Albuquerque, magistralmente interpretado por Osmar Prado.
Desprovido de qualquer sentimentalismo, "Desmundo" é o reflexo cru dos primórdios da nação brasileira, povoada de nativos, de grotescos civilizadores e de párias que buscam refúgio numa terra de ninguém.
A opção de reproduzir a pronúncia e o léxico do português arcaico somente contribui para aumentar a impressão de autenticidade do filme e o estranhamento de Oribela ao aportar nesta terra inóspita é desolador.
A trilha sonora composta por John Neschling é condizente com o clima da terra recém-conquistada, onde a cultura primitiva autóctone começa a se confundir e se mesclar com a estrangeira européia.
Uma obra-prima realista e agreste.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bãh q coisa hein?
o filme em si é muito bom
mas só não gostei daquele véio comedor...