segunda-feira, outubro 11, 2004

Tommy (1975)




"Tommy" é um musical escrito pelo agressivo guitarrista do "The Who", Pete Townshend.

Tommy (Roger Daltrey) é um garoto que fica cego, surdo e mudo após ver seu pai ser assassinado pelo o amante de sua mãe e passa a vida imerso num mundo imaginário. Ao se tornar adulto, ele se torna um prodígio do Fliperama, alcançado fama mundial. Apesar dos esforços incomensuráveis de sua mãe para tentar curá-lo, o bloqueio sensorial de Tommy é algo criado por ele mesmo para se proteger e, por isto, a superação deve vir do seu interior e não de fora.

Repleto de referências místicas, principalmente ao Novo Testamento, "Tommy" é uma metáfora moderna de um novo Messias. Além disto, é um ataque severo à maneira de como as crianças eram educadas numa sociedade pós-Guerras e aos rituais absurdos e às proibições austeras das igrejas cristãs.

Uma trilha sonora magnífica com várias canções antológicas da banda "The Who". Conta também com a participação de várias celebridades musicais como: Eric Clapton, Elton John, Tina Turner, o próprio vocalista do "The Who", Roger Daltrey, como Tommy, e a inusitada participação do ator Jack Nicholson como um psiquiatra que tenta curar o jovem.

Não é um filme imprescindível, mas é bastante divertido. Um tanto psicodélico e muito bem humorado.

Nenhum comentário: