domingo, janeiro 22, 2012

À Prova de Morte (2007)


Podem falar o que quiser do diretor Quentin Tarantino, que ele abusa de cenas de violência gratuita, que seus filmes são repletos de humor negro, que é racista (como sugeriu Spike Lee), ou o que for, mas não se pode tirar o mérito dele, nem deixar de reconhecer que ele é um dos maiores fenômenos cinematográficos das últimas duas décadas.

São bem poucos os que conseguem trazer à tona temáticas e estilos de filmes C, revesti-los de uma carga conceitual contemporânea e torná-los cult. Além de que passar por um filme do Tarantino pode ressuscitar a carreira de quase qualquer ator.

Em "À Prova de Morte", um filme que faz parte de Grindhouse, uma sessão dupla de Tarantino em parceria com Robert Rodriguez, temos um revival dos filmes de perseguição de carros da década de 70, como aqueles com Burt Reynolds, e do psicopata assassino em série que persegue com seu automóvel turbinado as vítimas.

Outro grande mérito deste diretor é conseguir trazer para a tela do cinema longos diálogos, alguns aparentemente sem sentido, e ainda assim prender o espectador na cadeira. "À Prova de Morte" é uma fusão entre cenas de ação e diálogos tão próximos da realidade que soam inverossímeis.

O psicopata é interpretado por Kurt Russel, que se identifica como um dublê de cinema e séries televisivas e conduz um carrão que, segundo ele, é à prova de morte, reforçado para aguentar qualquer tranco. Este carro é a arma que ele utiliza para assassinar mulheres indefesas, isto até ele encontrar algumas amigas, também dublês de cinema, que estão longe de ser indefesas.

Tudo, desde a filmagem até a atuação um tanto artificial, remete-nos aos filmes C e talvez seja o mais fascinante de "À Prova de Morte", num intertexto entre outros filmes do Tarantino e de outros diretores. Assim como outras obras deste cineasta, esta é uma prova do profundo amor e respeito que ele tem pelo cinema, muito além da indústria, muito além do intelectualismo barato, muito além de reducionismos.

É diversão, pura e simples, e bem realizada.

Nenhum comentário: