quinta-feira, fevereiro 03, 2005

A Professora de Piano (2001)


Baseado na obra de Elfriede Jelinek, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura em 2004, "A Professora de Piano" aborda o conflito de Erika, uma professora quarentona do Conservatório de Viena, ao lidar com sua sexualidade reprimida, ao mesmo tempo em que tenta extravasar seus anseios sadomasoquistas.
A maneira crua e direta como eles abordam este mergulho no universo tabuístico do sexo brutal faz com que "A Professora de Piano" seja um filme um tanto grotesco e indigesto, mas instigante e altamente impressionável. As poucas falas e uma trilha sonora erudita de primeira linha contrabalanceiam os arroubos de sexualidade de Érika que são reprimidos serevamente por sua mãe.
Apesar deste vislumbre negativo da sodomização - perspectiva inversa de outro filme cult sobre este tema, "A Secretária" -, é possível encontrar na trama uma certa redenção. O final súbito e enigmático levanta mais questionamentos do que soluciona e causa um certo desconforto, assim como quando se ouve uma peça musical sem sua resolução, o que transforma o filme num emaranhado de cenas de gosto duvidoso sem muito propósito.

Um comentário:

Johannah disse...

Dificílimo descrever Érika, a professora de piano.
Ela é virada ao avesso e exposta, e ainda assim permanece um enigma.
Maso, passional, ninfo, voyer... não a define.
Cenas perturbadoras/constrangedoras de sexo (tipo soco no estômago) misturadas ao piano, ópera e fetiches.
Amei cada segundo!