quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Dança Comigo? (2004)



Uma vez mais, a indústria cinematográfica americana curva-se diante do quase desconhecido universo do cinema japonês. "Dança Comigo?"(2004) é um remake de um filme homônimo dirigido por Masayuki Suo e, com exceção do título e de algumas cenas emblemáticas, pode-se afirmar que se trata de duas histórias completamente diversas.
O filme "Dança Comigo?"(1996) feito no Japão é o símbolo de um clamor de desespero de uma cultura castradora e patriarca. O personagem principal, Shohei Sugiyama, é um executivo que conquistou todos os bens materiais que a sociedade exige de um homem responsável, mas nem por isto conquistou a felicidade. Aos quarenta anos, Shohei decide que aprenderá a dançar com uma melancólica dançarina, a qual ele sempre avistava, ao retornar para casa, na janela da academia. No entanto, apesar deste passo gigantesco de auto-liberação, o filme oriental é contido e introspectivo. O único personagem que destoa deste panorama frio e austero é Akira Emoto, um colega de trabalho de Shohei que leva uma vida dupla: durante o dia, é um executivo respeitável, à noite, contudo, ele é um cálido e cômico dançarino latino [!]. O filme é uma comédia de costumes que conquista por sua ruptura com todos os parâmetros morais socialmente aceitos no Japão.
Por outro lado, o filme norte-americano não pôde (nem fazia sentido) captar este clima saturnino de "Dança Comigo?" (1996). O advogado John Clark (Richard Gere) é um homem com as mesmas inquietações de Shohei, porém seu gesto não é tão revolucionário quanto o daquele. As razões são as mesmas, as ações são as mesmas, mas o tom é completamente distinto. Gere não consegue incorporar o papel de um homem desajustado e amargurado, ele permanece o galã de "Uma Linda Mulher" e de outros papéis do gênero que o consagraram. Logo a comédia cede lugar ao romance e a comicidade desaparece para que a sensualidade irrompa. Papéis que são secundários no filme japonês são exaltados por causa de suas intérpretes e a esposa de Clark, que no oriental quase não aparece, torna-se um ponto de conflito no remake. Tudo por causa de Susan Sarandon que certamente não se sujeitaria a um papel mais do que secundário.
Por fim, a cena angular de "Dança Comigo?"(1996) desaparece no remake. É quando a dançarina conta a Shohei quais foram suas razões para começar a dançar e tudo se passa diante daquele fatídica janela que havia unido aquelas duas pessoas. Por alguma razão, o roteiro americano não reproduziu a cena e perdeu a chance de recriar uma das mais belas cenas do cinema japonês atual, na qual a tristeza e melancolia de ambos personagens se convertem numa possibilidade de transformação.
"Dança Comigo?"(2004) não é ruim, mas não captou a mensagem do original. Tornou-se um filme de estrutura clássica e previsível, bem ao gosto da indústria cultural.

Um comentário:

Lílian disse...

Gostei e concordo com você. Depois que assisti o original, passei a repudiar mais o remake..... enfim, mais um filminho comum norte-americano.