domingo, maio 18, 2008

Desejo e Reparação (2007)


O enredo de "Desejo e Reparação" tem todos os elementos duma tragédia. Robbie, o protagonista, possui uma falha trágica: filho da criadagem duma rica família, mas que recebeu uma ótima educação, ele comete o grave erro de se apaixonar por Cecilia (Keira Knightley), a filha dos patrões.
No entanto, ao contrário do que poderia se esperar, a grande oposição, o grande conflito não surge a partir dos pais de Cecilia, mas sim da irmã mais nova dela, Briony, que, aos 13 anos, cria sérios obstáculos ao romance.

Os Limites da Interpretação

A edição do filme é extraordinária. Primeiro, vemos as situações pelos olhos de Briony, a partir da interpretação dela dos eventos, para, posteriomente, sabermos o que realmente aconteceu.
"Desejo e Reparação" apresenta uma crítica aos limites da interpretação, às meias verdades, ao conhecimento parcial dum assunto.
Brinoy pressupõe muita coisa e isto a leva a realizar julgamentos prévios. Um destes juízos equivocados de Briony causa da desgraça de Robbie e compromete o amor dele e Cecilia.
Neste jogo de presente e flashbacks, vamos compreendendo como funciona as relações de ciúmes, inveja, hipocrisia e esperança. Toda a trama transita ao redor destes elementos, a busca pela retratação pública e pela conquista dum amor não realizado. Uma história muito bela, triste e com uma produção impecável.
Destaque para o retrato feito do recuo britânico, durante a Segunda Guerra Mundial, para Dunquerque, um dos maiores fiascos do Exército Britânico durante o conflito.

E nota 10 para a trilha sonora, simplesmente brilhante.

2 comentários:

Leonardo Maturana disse...

Você já deve ter pensado "xii, esse mala de novo".
Mas entrei para convidá-lo a ver um curta-documentário que fiz com uma amiga. [link]http://br.youtube.com/watch?v=CMW8GmydI30[/link]
O vídeo está no Youtbe e tem 10 minutos. Pensei apenas em mandar para alguém que faria um comentário inteligente (malhando ou elogiando). Além disso, como o primeiro contato foi sobre uma resenha de cinema, nada melhor do que você avaliar um filme meu.

Mas no fundo, o que eu quero mesmo é que meu vídeo seja visto por mais pessoas. hehe
Se assistir, por favor comente. Se gostar, indique.

Obrigado
Abraços

- cleber ! disse...

filme que faltaaa algoooo ;(