domingo, março 10, 2013

O Segredo da Cabana (2012)


O poder do Terror deriva principalmente do medo que aquilo que vemos na tela dos cinemas possa nos acontecer na vida real. É o medo em potência, o medo da possibilidade, o medo do horror real que pode nos espreitar em qualquer esquina.

Em "O Segredo da Cabana", temos uma inversão da lógica dos filmes de horror. Cinco universitários resolvem passar um final de semana numa cabana no mato, sem consciência que estão adentrando um território bizarro, vigiado por uma equipe de misteriosos técnicos que liberam monstros num espaço controlado, num jogo cuja finalidade compreenderemos somente no desfecho da trama.

Basicamente, este filme é a versão para adultos de "Monstros SA", daquele desenho animado da Disney. Imagino que devesse causar medo, mas acaba tendendo mais para uma comédia de mau gosto, numa vertende de ficção científica de terror.

Não se pode dizer que se trata de um enredo previsível nem sequer ortodoxo, porém, o esforço para verbalizar e dissecar um padrão bastante específico no gênero acaba redundando vazio e exagerado.

"O Segredo da Cabana", que foi considerado como o melhor filme de terror de 2012, não causa medo, não convence, tampouco entretém. É uma sequência de absurdos e despropósitos que nos levam a questionar quem foi o demente que concebeu tal história, e também quem foram os dementes que resolveram transformá-la em filme.

É uma piada metalinguística que envergonha o gênero do horror.

6 comentários:

Carlos Éldani Davissara disse...

Caraca, o negócio é tão ruim assim? Pelo trailer, eu até que me empolguei. E olha que eu sempre falo pra mim mesmo pra não confiar em trailers, rs...

Henry Bugalho disse...

Realmente, Carlos, pelo trailer até parece um filmaço.

Mas é um filme sem pé nem cabeça, apesar de ter algumas cenas boas.

Abraços.

wellingtonkaue disse...

realmente o filme é deprimente, meu dels, aff perdi tempo da minha vida vendo aquilo ¬¬' no final quando achei que realmente ia ficar bom, destroem ainda mais com o que já tava ruim

Anônimo disse...

Olá amigo, respeito a sua opinião, mas francamente eu achei este filme excelente, claramente o objetivo não era assustar a missão vai além q é dissecar a lógica dos filmes de terror. O filme cumpre muito bem o papel q ele se propõe a fazer, é divertido, e não segue os padrões de outros filmes talvez por isso rejeição ao que é diferente. Na minha humilde opinião, o cara bolou essa historia foi um genio.

Anônimo disse...

Com todo respeito a critica, mas o filme não é tão ruim como o autor da critica descreve, na verdade gostei do desfecho, acredito que quem concebeu este filme, imaginara a mesma coisa que eu imaginei ao terminar o filme... e se aquelas tais possibilidades assustadoras, que não gostaríamos que nos ocorressem, fossem na verdade fruto de um plano criado por nós mesmos (raça humana) ... apesar do filme aparentar aquele elenco comum a muitos filmes de terror, grupo jovens aparentemente idiotas, kkkk o filme é bom.

Anônimo disse...

Filme lixo, nem perca tempo assistindo, lixo, lixo, filme lixo