segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Suspiria (1977)


É possível que um filme de terror seja, ao mesmo tempo, uma obra de Arte?

Talvez esta tenha sido a intenção do diretor italiano Dario Argento quando concebeu e realizou seu maior clássico, "Suspiria", de 1977.

Neste filme, acompanhamos a viagem da bailarina nova-iorquina Suzy Banyon até a Alemanha, para estudar dança numa renomada academia. No entanto, eventos muito estranho estão ocorrendo pelos corredores da academia e, assim que Suzy chega ali, já é saudada por um trágico assassinato que vitimou duas bailarinas.

Eu não consideraria "Suspiria" um dos filmes mais assustadores que já vi, longe disto inclusive. Há fortes cenas de horror, como o mencionado assassinato logo no começo, e há um clima constante de tensão, no entanto, o que distingue esta obra de Argento de vários outros do gênero é o cuidado absurdo aos detalhes, aos pontos de vistas, aos ângulos inusitados de câmera, à iluminação, à trilha sonora maestral, aos planos-sequências.
Tudo em "Suspiria" exala a centelha de um artista, que se revela em cada aspecto aparentemente insignificante.

A atuação é medíocre, porém compensada por toda a qualidade técnica da produção, comparável às de Kubrick ou de Roman Polanski.

"Suspiria" é um dos clássicos do cinema de horror, mas também é uma importante obra entre todos os gêneros.
Um pesadelo em forma de filme.

Nenhum comentário: