segunda-feira, março 05, 2007

Half Nelson (2006)


Não esperem reviravoltas e um grande enredo em "Half Nelson", pois simplesmente não há.
O filme é de uma lentidão memorável, com cenas intermináveis, repetitivas e, em casos, aparentemente sem propósito. Apesar disto, o cerne, a proposta da produção é excelente: o professor Dan Dunne (Ryan Gosling) leva uma vida dupla, durante o dia, é um dedicado professor de História e treinador do time de basquete da escola, porém, quando está fora do ambiente de trabalho (e, às vezes, escondido nele), ele se torna num usuário pesado de drogas, crente de que está no controle da situação, mas que se afunda cada vez mais no isolamento e desamparo. Um estranho vínculo se estabelece entre Dan e Drey, uma de suas alunas, quando esta o flagra fumando crack no banheiro da escola.
Desde este momento, Dan luta para manter em segredo seu vício, ao mesmo tempo em que tenta evitar que Drey, que mora numa área barra pesada, também se envolva com o mundo das drogas.
Em suas aulas, Dan defende a idéia de que há um dualismo no mundo, fundando em forças opostas, um motor dialético do universo. A trama de "Half Nelson" é uma extensão desta idéia, tanto na vida individual de Dan, dividido entre as forças opostas da sobriedade e do vício, quanto na relação dele com Drey, ele, branco, estudado, suburbano, ela, negra, pobre e cercada de más influências.
A atuação de Ryan Gosling é acima da média, porém, nada que mereça a indicação ao Oscar.
Uma obra que exige paciência...

Nenhum comentário: