quarta-feira, março 09, 2005

Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004)



"Entrando Numa Fria Maior Ainda" é a seqüência da história de Gaylord Focker (Ben Stiller), um enfermeiro que passa por poucas e boas para tentar agradar seu sogro, Jack Byrnes (Robert De Niro). Neste filme, há o encontro entre as duas famílias, Byrnes e Fockers, o que será fonte de ainda mais problemas.
Neste segundo filme, contudo, há um aspecto que não foi abordado no primeiro (ou foi apenas superficialmente) que é a dicotomia entre dois modos simbólicos de vida que caracteriza os EUA contemporâneo. Por um lado, o republicano, patriota, puritano ex-agente da CIA, Jack Byrnes, e por outro, a família excêntrica, hippie, liberal e transgressora dos Fockers.
Apesar deste embate simbólico ser soterrado pelo cômico e pela sátira, é justamente numa oposição tão clássica quanto o convervadorismo e o revolucionário que o filme encontra toda sua fonte de inspiração e converte-se numa crítica a uma América que o mundo tem aprendido a odiar.
Uma história que pode encontrar reflexo em toda a família (levado obviamente à hipérbole pela comédia), "Entrando Numa Fria Maior Ainda" é riso na certa.

3 comentários:

Lice disse...

Olá Henry!
Tive curiosidade de ver seu blog, vi seu comentário na comunidade de "cinéfilos" da qual faço parte, tbm tenho paixão por História e Literatura.

Espero que possamos conversar

Até mais
Alice

Henry Alfred disse...

Obrigado, Alice, por sua visita.
Continue acessando.

Slam disse...

Oi... Tenho um blog no mesmo estilo, e gostaria de saber se não estaria interessado em trocaer links eu coloco o seu no meu e você coloca o meu ae caso queria dar uma olhada http://www.mmbackstage.blgospot.com
espero que esteja interessado.