quarta-feira, dezembro 01, 2004

Os Incríveis (2004)



"Os Incríveis" é o mais longo filme de animação já feito até os dias de hoje, mas ele é tão bem realizado e divertido que se deixa o cinema com a sensação de querer mais.
Certamente, a animação não foi concebida visando o público infantil, já que as temáticas abordadas dizem respeito, quase em sua totalidade, a aspectos e preocupações do universo adulto. É maravilhoso como a história de uma família de super-heróis se torna secundária à problemática de uma família urbana de classe média contemporânea.

O Sr. Incrível é um super-herói que viu seus dias de glória desaparecerem subitamente, quando a população começou a reagir negativamente contra os indivíduos dotados de super-poderes. O elogio à mediocridade o forçou a ter uma vida comum e tediosa, mesmo ele sabendo que possuía toda a potencialidade para ajudar as pessoas. Apesar da resistência da esposa, a Mulher-Elástica, o Sr. Incrível continou protegendo, na surdina, a humanidade, até que uma misteriosa proposta lhe dá a esperança de retornar à ativa e recuperar todo o status de super-herói.

Com cenas de empolgantes e vilões maquiavélicos, "Os Incríveis" lembra muito os filmes de ação americanos das décadas de 60 e 70, numa era acossada pela a iminência da uma guerra nuclear. No entanto, atualmente, já que o máximo de preocupação que temos é qual será o próximo país que os EUA bombardeará, o foco da trama se transfere dos perigos de um inimigo maluco para a periculosidade de uma mentalidade castradora e alienante. "Os Incríveis" critica a mentalidade do "nivelamento por baixo" tão comum em escolas e, de modo geral, na própria sociedade. O filme é a defesa do desenvolvimento das qualidades e dos potenciais específicos de cada indivíduo para que, deste modo, ele possa contribuir para o aperfeiçoamento de toda a estrutura social.

"Os Incríveis" é um filme inteligente e extraordinariamente bem produzido, inclusive com uma trilha sonora da melhor qualidade, ao espírito de James Bond. Merece ser incluído entre as melhores animações já feitas pelas produtoras norte-americanas e eu não me espantaria se ele fosse considerado como o melhor filme deste ano. É realmente incrível!

Nenhum comentário: