quarta-feira, novembro 03, 2004

A Última Noite (2002)



Edward Norton é Montgomery Brogan, um traficante de drogas condenado a sete anos de prisão, cuja vida acompanhamos em suas 24 últimas horas de liberdade. Neste período, ele tem de aproveitar o tempo para rever seu pai, amigos de infância, o seu antigo chefe da máfia russa e avaliar o tudo o que perdeu.
O filme não tem o mesmo impacto do Spike Lee independente, mas nem por isto é desprezível. O diretor conseguiu unir sua extrema perspicácia e acidez a um orçamento que o permitiu produzir um filme com uma fotografia excelente, com um ótimo elenco e um bom roteiro.
Duas digressões fazem do filme algo de memorável: a primeira, é quando Monty vai ao banheiro do bar de seu pai e encontra escrito no espelho um "Foda-se". Então, ele despeja o seu ódio sobre tudo e todos ao seu redor, quando, na verdade, tal revolta não passa de uma fuga para a própria cagada que ele fez. A segunda, é quando seu pai o instiga a fugir e criar uma nova vida. Estas duas cenas refletem, em grande parte, todo o clima da história, numa distinção completa entre o que se fala e o que se faz e como o que realmente conta, no fim, são os atos praticados.

Nenhum comentário: