segunda-feira, novembro 22, 2004

Histórias Mínimas (2002)



O idoso Justo Benedictis foge da casa de seu filho quando lhe informam que seu cão, desaparecido há três anos, foi avistado numa cidade próxima. Maria Flores é sorteada num concurso e deve empreender uma viagem para receber o prêmio. Roberto é um vendedor itinerante ocupado em fazer uma surpresa de aniversário para o filho de uma cliente pela a qual ele está apaixonado.

Três histórias distintas com personagens singulares e humanos. Três destinos que se entrelaçam e se distanciam.

"Histórias Mínimas" é um filme do qual emana uma humilde sensibilidade. Pessoas comuns se encontram na solitária vastidão dos pampas da Patagônia. A opção do diretor Carlos Sorin em trabalhar, em sua maioria, com não-atores transmite uma autenticidade que apenas uma conversa de bar ou a alegria de uma roda de chimarrão pode possuir. Não há diálogos retóricos e teatrais, apenas a expressão mais genuína de indivíduos cujo o mundo se restringe às planícies incomensuráveis dos pampas.

Objetivos e conquistas simplórias num mundo capitalista, no entanto, essencialmente humanas. "Histórias Mínimas" possui o mérito de cativar por sua ingenuidade.

Nenhum comentário: