sexta-feira, novembro 12, 2004

Geração Roubada (2002)



Que filme espetacular!

Ainda estou sem palavras para poder expressar todo o maravilhamento que este filme me causou.

Em 1931, foi criada uma lei na Austrália para a integração dos aborígenes na sociedade branca. Graças a esta famigerada lei, famílias eram separadas e as crianças transportadas para campos de aprendizagem, onde elas eram "civilizadas" e condicionadas a aceitarem seu papel de criadas e subalternas dos brancos.

"Geração Roubada" é a trajetória de três meninas, Molly, Grace e Daisy, que, após terem sido conduzidas a um destes acampamentos, fogem, ambicionando retornar para sua terra natal, distante quase três mil quilômetros de onde elas estavam.

No entanto, esta empreitada não significa apenas um desejo de retorno ao lar, mas sim uma reafirmação de sua própria identidade, um atestado de que elas não precisavam adotar hábitos e cultura alheias porque elas já pertenciam a uma cultura. Somente uma motivação tão visceral e intrínseca justificaria aquela força de vontade que as fazia caminhar, fugir dos perseguidores e passar fome.

Esta produção australiana é tão envolvente, que é impossível deixar de torcer para que as meninas consigam realizar seu intento.

Baseado numa história real (o que torna o filme ainda mais supreendente), "Geração Roubada" é magnifíco; com a participação de Kenneth Branagh, que enriqueceu ainda mais a história, e uma excelente trilha sonora composta por Peter Gabriel.

Não é um filme com muitas peripécias, mas é maravilhoso. Recomendo efusivamente e creio que quem assistir não se arrependerá.

Simplesmente lindo e comovente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente emocionante
Simplesmente emocionante!!!!!
Parabéns...!

Anônimo disse...

Adorei o filme e sua crítica também! Se não se importa, utilizei-a (de certo modo) em meu MySpace... Na realidade, iniciei a pouco uma lista de todos os filmes que venho alugando para assistir, posto um breve comentário e, em sua maioria, o link com o trailer... No caso do filme Geração Roubada achei mais interessante que o trailer, a sua crítica e coloquei o seu blog linkado ao filme. Se tiver algum problema, avise-me que retiro o breve possível!
Parabéns pela bela escrita, são raros os que ainda a tem.
Abraços!

Anônimo disse...

é um filme maravilhoso e emocionante me prendeu do inicio ao fim; o dilema das 3 meninas e o pior o quanto o ser humano é horrivelmente desumano em certas situações; arrancar 3 crianças de seus mundos; e mais emocionante no filme é a força corajosa que a mãe de Molly enfrenta o policial, só com um pedaço de madeira nas mãos avançando em direção á ele para defender suas crias; e o que mais me doeu o coração, foi ver a menininha menor ser enfrentar tudo o que elas enfrentaram e conseguir sobreviver, é claro tmbém que neste filme tão repleto de emoções, fiquei arrasada, quando a do meio é capturada; sendo um filme baseado em fatos reais; acredito que Deus fopi quem guiou estas meninas até suas tribos, pois o que elas fizeram e por tudo o que passaram é sobrenatural que vencessem; é um filme nota 10; merece sim mais o Oscar do que "certos outros" !! e parbéns também ao dono deste blog por sua crítica, que foi ótima também !!

Denis Torres disse...

Assista Walkabout, que mostra a jornada de afirmação que todo aborígene deve fazer. O recente Austrália também mostra um pouco disso. Abs!