quinta-feira, outubro 07, 2004

Tiros em Columbine (2002)




O primeiro filme de Michael Moore, "Tiros em Columbine", diz mais respeito a um público norte-americano, do que em nível global.

O documentarista tenta compreender quais sãos as razões possíveis que justifiquem o crime hediondo de dois adolescentes na escola secundarista de Columbine. Sua investigação o conduz a uma cultura armamentista fundada na própria Constituição norte-americana, na qual todo americano tem o direito de portar uma arma.

Além de enfatizar este fascínio bélico, Moore também avalia as semelhanças e as diferenças entre os EUA e os seus vizinhos do norte, o Canadá, e a constatação de que, mesmo apesar de um grande número de canadenses portadores de armas de fogo (proporcionalmente equivalente à americana), os índices de criminalidade neste país são bastantes inferiores aos dos Estados Unidos.

Moore atribui parte da culpa à imprensa, que explora a criminalidade como entretenimento, e o preconceito racial por esta mentalidade americana.

Não tem a agilidade tampouco o impacto de "Farenheit, 11 de setembro", mas atinge o ponto nevrálgico daquela potência mundial - uma sociedade branca, suburbana, racista, sexista, preconceituosa, beligerante, segregacionista e resistente quanto a reavaliar suas próprias convicções.

Um comentário:

Anônimo disse...

valeu me ajudou muito=)