segunda-feira, agosto 16, 2004

"O Senhor das Moscas" de William Golding


Um livro assustador.
Escrito durante os primórdios da Guerra Fria e publicado em 1952, "O Senhor das Moscas" traz muito daquele desamparo do pós-guerra, pois a história começa com a queda de um avião que havia deixado a Inglaterra após um bombardeio nuclear. Deste acidente, apenas um grupo de crianças sobrevive e, para serem resgatadas, elas estabelecem uma frágil sociedade "democrática". Entretanto, a luta pela liderança divide esta comunidade e instaura um violento conflito entre as crianças.
Esta obra de Golding pode ser interpretada sob várias perspectivas. Como uma analogia da luta entre a democracia, na qual todos podem ter voz, mas que, por outro lado, as decisões são arrastadas e controversas, e a ditadura, na qual um tirano estabelece um sistema hierárquico baseado na punição e no medo.
Entretanto, há uma mensagem mais profunda em "O Senhor das Moscas", já que ela pode representar os conflitos dentro da própria "psiqué" humana. Ralph é a consciência, porque todos seus esforços são o de manter clareza em sua fala e ações e de agir da maneira mais correta para serem resgatados; Porquinho é a racionalidade; Jack, os instintos animalescos e primitivos; Simon, a contemplação e intuição. No fundo, Golding afirma que estas contradições não existem somente no interior de uma sociedade, cujo resultado extremo é a guerra, mas também no interior de um próprio indivíduo.

Vale a pena conferir, também, a versão cinematográfica de "O Senhor das Moscas", já que esta adaptação não fca devendo nem um pouco à obra original. É claro que devemos resguardar as devidas proporções, pois o livro favorece uma exploração da atividade mental das personagens, enquanto que o cinema procura meios alternativos para expressar isto.
Uma obra formalmente simples, mas conceitualmente avassaladora. E terrivelmente atual.

5 comentários:

Denise N disse...

Te amo!!!!

Anônimo disse...

Achei seu blog por meio do cade hehehe
Bom eu achei este livro muito interessante, tomei conhecimento dele através de meu professor de política que pediu para q eu fizesse uma análise crítica da obra, mas voltada para a visão política, acho muito interessante como Golding trabalha vários aspectos da política e também das personalidades que temos em cada um de nós...
Bom sobre o filme eu ainda vou ver se consigo encontrar eheh mas é uma boa dica :D

Anônimo disse...

Aprendi muito

Unknown disse...

A história é realmente muito interessante!

Wagon disse...

Um relato fictício de um grupo de crianças presas em uma ilha após um acidente... Golding utilizou essa história como uma parábola moderna sobre o mal inerente nos seres humanos. O que tornou a narrativa tão poderosa foi que usou crianças supostatamente a essência da inocência, p/ mostrar seu conseito de como a humanidade, no seu coração, é corrúpta, perversa, egoísta e violenta.

Um romance na verdade reescrito em palavras diferente das do próprio "DEUS":

Gênises 6:5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!

25 e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem.

Na História e na mídia vemos o que o homem se tornou... Mas há uma esperança, uma única esperança "Jesus", procure uma igreja Adventista do Sétimo Dia e receba um estudo bíblico inteiramente grátis...