quarta-feira, agosto 25, 2004

Adeus, Lênin! (2003)



Uma comédia muito inteligente e bem concebida.

Poucos dias antes da queda do muro de Berlim, Christine Keller, uma comunista e nacionalista fanática de Berlim Oriental, entra em coma. Durante quase dez meses ela permanece desacordada e, quando retorna à consciência, o mundo ao qual ela estava habituada havia mudado completamente. Aconselhado por um médico a não perturbar sua mãe com situações e notícias desagradáveis, Alexander Keller faz de tudo para que sua mãe não descubra que a sua querida República Democrática Alemã não existe mais. A maneira como ele se desdobra para forjar a realidade de outrora é hilariante.

O diretor Wolfgang Becker brinca com a tênue linha que separa a verdade e a mentira e como, em alguns casos, nós preferimos acreditar na mentira por ela nos ser mais agradável. Por outro lado, o filme reflete também a resistência de toda uma geração ao fim de um sonho de igualdade e de valorização dos atributos individuais imanentes ao ideal maxista-leninista, inexistentes, porém, na prática.

Uma excelente trilha sonora de Yann Tiersen, inclusive com motivos do filme "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain".

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei do filme. Mas não é um dos melhores filmes alemão... É divertido e interessante, mas não é o tipo de filme q entrarria nos meus top prediletos...

Marco

ai disse...

Estou a procura desesperada por este filme,não consigo achar em nenhum lugar.me ajude!LÚCIA HELENA/NATAL RN

Francisco Matheus (Filosofia de Filmes e Livros) disse...

Um filme excelente, leva à muita reflexão sobre a nossa atual cultura ocidental (capitalista).